terça-feira, 12 de outubro de 2010

Educação e Tecnologia

A Nova Visão do Ensino

As tecnologias da informação têm possibilidades de mudar o ensino nas escolas e universidades e a maneira de estudar e aprender dos alunos. A Internet não vai substituir essas instituições, como muitos receiam, mas acrescentar uma nova dimensão, a Internet não se limita aos encontros face-a-face mas através de todo o mundo.



O aumento de recursos de acesso à Internet dá ao estudante meios de recolher informação de interesse para a aula. Em muitos casos, pode ser o estudante a ensinar a turma, incluindo o professor em determinado tópico. Tradicionalmente é o professor que detém a autoridade da informação, com este sistema de ensino essa autoridade passa a ser desafiada.
Por outro lado os alunos do ensino à distância passam a deter maior cultura informática e experiência em computadores. Com isso os alunos passam a ter a capacidade de procurar informação na Internet sobre vários assuntos, de serem mais críticos e criativos.
A Internet responde também ao problema dos alunos mais tímidos. A comunicação via E-mail torna-se mais confortável para esses estudantes, sentem-se mais seguros para fazer perguntas e dar opiniões. Deve o professor promover e encorajar os alunos na participação criativa na rede e na extração de informação interessante.
Claro que existe sempre resistência a mudanças. O cepticismo e desinteresse pelos computadores é um dos maiores contras, mas felizmente essa mentalidade está a mudar com esta geração que já esta mais 'informatizada'. Outra resistência adicional provém dos medos pelo futuro das instituições do ensino superior.
Mas apesar disso tudo leva a crer que o Ensino à Distância e a Internet, juntos, vão vencer os opositores, aliás tem argumentos para isso.
Conclusões
A Internet é uma ferramenta poderosa e uma alternativa certa aos métodos de ensino tradicionais. É claro que tem potencial para ser um meio fundamental de ensino e aprendizagem. No entanto, há que saber preparar os estudantes, para ultrapassarem os seus medos e ensinar-lhes as técnicas necessárias para aproveitarem todos os recursos oferecidos pela Internet. Também as instituições de ensino têm que atualizar as suas regras tradicionais e ambíguas, pois estas vão ser postas em causa.




Não há dúvida que na Internet há todo o tipo de conhecimentos e informação. Com um bom planejamento e estruturação, a Internet, passará a ser o canal privilegiado de comunicação e ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário